Eletricidade Predial

Software de automatização de Projetos para Instalações Elétricas Prediais em Baixa Tensão


Normas técnicas e Materiais de referência

Aqui você encontra os links para as principais normas, tabelas e conteúdo teórico sobre Instalações elétricas prediais e Geração Distribuída.


ABNT NBR 5410:2004

Esta Norma estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens.

ABNT NBR 16690:2019

Esta Norma estabelece os requisitos de projeto das instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos, incluindo disposições sobre os condutores, dispositivos de proteção elétrica, dispositivos de manobra, aterramento e equipotencialização do arranjo fotovoltaico. O escopo desta Norma inclui todas as partes do arranjo fotovoltaico até, mas não incluindo, os dispositivos de armazenamento de energia, as unidades de condicionamento de potência ou as cargas. Uma exceção é a de que disposições relativas a unidades de condicionamento de potência e/ou a baterias são abordadas apenas onde a segurança das instalações do arranjo fotovoltaico está envolvida. A interligação de pequenas unidades de condicionamento de potência em corrente contínua para conexão a um ou dois módulos fotovoltaicos também está incluída no escopo desta Norma.

ABNT NBR 16612:2020

Esta Norma especifica os requisitos mínimos para a qualificação e aceitação de cabos singelos de condutor flexível para uso em corrente contínua em instalações de energia fotovoltaica, com tensão contínua máxima de 1,8 kV C.C. entre condutores e entre condutores e terra.

LIG BT 2014

(Livro de Instruções Gerais) - 12° edição - 2014: Para atendimentos a clientes ligados em baixa tensão em zonas supridas por redes de distribuição aéreas ou subterrâneas, em entradas individuais ou coletivas.

NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 41/2011

A Inspeção visual em instalações elétricas de baixa tensão tem como objetivo estabelecer parâmetros para a realização de inspeção visual (básica) das instalações elétricas de baixa tensão das edificações e áreas de risco, atendendo às exigências do Decreto Estadual nº 56.819/11 – Regulamento de Segurança contra Incêndio das edificações e áreas de risco do Estado de São Paulo.

Potência média de aparelhos residenciais e comerciais - CEMIG

Aqui você encontra os valores médios para os aparelhos mais comuns, tanto em residências como e ambientes comerciais.

CT-63: Novos procedimentos para atendimento de solicitações técnicas para atender a Resolução Normativa ANEEL n° 670 de 14 julho de 2015

Este comunicado técnico tem por objetivo fornecer às diretrizes básicas no tocante a obrigatoriedade de análise prévia de solicitações de fornecimento de energia elétrica em baixa e média tensão de ligações novas, alterações de cargas e/ou fase, ligações provisórias e festivas, migração de tensão, entre outras, dentro das regras instituídas nesta norma técnica.

ISO/CIE 8995-1:2002/Cor 1:2005

Esta Norma especifica os requisitos de iluminação para locais de trabalho internos e os requisitos para que as pessoas desempenhem tarefas visuais de maneira eficiente, com conforto e segurança durante todo o período de trabalho.

CT - 71 COMUNICADO TÉCNICO COMPLEMENTAR, CORRETIVO E MODIFICATIVO AO LIVRO DE FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM TENSÃO SECUNDÁRIA DE DISTRIBUIÇÃO – LIG BT 12° EDIÇÃO 2014

Este comunicado técnico compõe um regulamento geral que tem por objetivo complementar, retificar, substituir e acrescentar os regulamentos gerais e as condições mínimas exigidas pela Eletropaulo, para o fornecimento de energia elétrica em baixa tensão, através do sistema de distribuição aérea e subterrânea às instalações consumidoras localizada em sua área de concessão.

Símbolos gráficos para instalações elétricas prediais

ABNT NBR 5444:1989 CANCELADA

Atualmente o setor utiliza os símbolos do database das I EC 60417 - Graphical symbols for use on equipment.

Schneider - Electrical Installation Guide

Escrito por especialistas da Schneider Electric e profissionais que projetam, instalam, inspecionam e mantem instalacoes eletricas de Baixa Tensao de acordo com os padroes da International Electrothecnical Commission (IEC).

Solar Energy: The Physics and Engineering of Photovoltaic Conversion, Technologies and Systems

Este livro tráz tudo o que você precisa saber sobre Energia Solar, desde a física das células fotovoltáicas até o projeto de sistemas para aplicações reais. O autor é professor de Engenharia Elétrica, Matemática e Ciência da Computação na Universidade de Delft na Holanda e é usado como referência em seus cursos on-line sobre o assunto.

O curso pode ser encontrado no site de cursos On-line Edx, Solar Energy Discover the power of solar energy and learn how to design a complete photovoltaic system.

NASA - POWER Project Data Sets

Neste site a Nasa oferece diversas informações úteis no projeto de um sistema de energia solar como, por exemplo, o indice Irradiação solar da região desejada.

Aprenda a calcular o consumo de seu aparelho e economize energia - ANEEL

Saber calcular o consumo dos aparelhos pode ajudar a reduzir o valor da conta de energia e, ainda, evitar o desgaste de eletrodomésticos. Confira abaixo uma lista com os equipamentos que mais gastam energia nas residências e a maneira para acompanhar e calcular esse consumo.

Micro e Minigeração Distribuída - Sistema de Compensação de Energia Elétrica - 2a. edição

Caderno Temático da ANEEL sobre Micro e Minigeração Distribuída e Sistema de Compensação de Energia Elétrica.

A geração distribuída é caracterizada pela instalação de geradores de pequeno porte, normalmente a partir de fontes renováveis ou mesmo utilizando combustíveis fósseis, localizados próximos aos centros de consumo de energia elétrica.

Solar resource maps and GIS data for 200+ countries

A empresa Solargis disponibiliza uma vasta colecao de dados dedicados à Indústria de Energia Solar

Estes dados sao resultado da parceria entre o World Bank Group e a empresa Solaris e tem o suporte do Programa de Gerenciamento assistido do Setor Eletrico (ESMAP), administrado pelo World Bank, como uma iniciativa para o mapeamento de Fontes renováveis de energia.




© Copyright 2019 by eletricidadepredial.com.br