Eletricidade Predial

Software de automatização de Projetos para Instalações Elétricas Prediais em Baixa Tensão


Normas técnicas e Materiais de referência

Aqui você encontra os links para as principais normas, tabelas e conteúdo teórico sobre Instalações elétricas prediais e Geração Distribuída.


ABNT NBR 5410:2004

Esta Norma estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens.

LIG BT 2014

(Livro de Instruções Gerais) - 12° edição - 2014: Para atendimentos a clientes ligados em baixa tensão em zonas supridas por redes de distribuição aéreas ou subterrâneas, em entradas individuais ou coletivas.

NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 41/2011

A Inspeção visual em instalações elétricas de baixa tensão tem como objetivo estabelecer parâmetros para a realização de inspeção visual (básica) das instalações elétricas de baixa tensão das edificações e áreas de risco, atendendo às exigências do Decreto Estadual nº 56.819/11 – Regulamento de Segurança contra Incêndio das edificações e áreas de risco do Estado de São Paulo.

Potência média de aparelhos residenciais e comerciais - CEMIG

Aqui você encontra os valores médios para os aparelhos mais comuns, tanto em residências como e ambientes comerciais.

CT-63: Novos procedimentos para atendimento de solicitações técnicas para atender a Resolução Normativa ANEEL n° 670 de 14 julho de 2015

Este comunicado técnico tem por objetivo fornecer às diretrizes básicas no tocante a obrigatoriedade de análise prévia de solicitações de fornecimento de energia elétrica em baixa e média tensão de ligações novas, alterações de cargas e/ou fase, ligações provisórias e festivas, migração de tensão, entre outras, dentro das regras instituídas nesta norma técnica.

ISO/CIE 8995-1:2002/Cor 1:2005

Esta Norma especifica os requisitos de iluminação para locais de trabalho internos e os requisitos para que as pessoas desempenhem tarefas visuais de maneira eficiente, com conforto e segurança durante todo o período de trabalho.

CT - 71 COMUNICADO TÉCNICO COMPLEMENTAR, CORRETIVO E MODIFICATIVO AO LIVRO DE FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM TENSÃO SECUNDÁRIA DE DISTRIBUIÇÃO – LIG BT 12° EDIÇÃO 2014

Este comunicado técnico compõe um regulamento geral que tem por objetivo complementar, retificar, substituir e acrescentar os regulamentos gerais e as condições mínimas exigidas pela Eletropaulo, para o fornecimento de energia elétrica em baixa tensão, através do sistema de distribuição aérea e subterrânea às instalações consumidoras localizada em sua área de concessão.

Símbolos gráficos para instalações elétricas prediais

ABNT NBR 5444:1989 CANCELADA

Atualmente o setor utiliza os símbolos do database das I EC 60417 - Graphical symbols for use on equipment.

Schneider - Electrical Installation Guide

Escrito por especialistas da Schneider Electric e profissionais que projetam, instalam, inspecionam e mantem instalacoes eletricas de Baixa Tensao de acordo com os padroes da International Electrothecnical Commission (IEC).

Solar Energy: The Physics and Engineering of Photovoltaic Conversion, Technologies and Systems

Este livro tráz tudo o que você precisa saber sobre Energia Solar, desde a física das células fotovoltáicas até o projeto de sistemas para aplicações reais. O autor é professor de Engenharia Elétrica, Matemática e Ciência da Computação na Universidade de Delft na Holanda e é usado como referência em seus cursos on-line sobre o assunto.

O curso pode ser encontrado no site de cursos On-line Edx, Solar Energy Discover the power of solar energy and learn how to design a complete photovoltaic system.

NASA - POWER Project Data Sets

Neste site a Nasa oferece diversas informações úteis no projeto de um sistema de energia solar como, por exemplo, o indice Irradiação solar da região desejada.

Aprenda a calcular o consumo de seu aparelho e economize energia - ANEEL

Saber calcular o consumo dos aparelhos pode ajudar a reduzir o valor da conta de energia e, ainda, evitar o desgaste de eletrodomésticos. Confira abaixo uma lista com os equipamentos que mais gastam energia nas residências e a maneira para acompanhar e calcular esse consumo.

Micro e Minigeração Distribuída - Sistema de Compensação de Energia Elétrica - 2a. edição

Caderno Temático da ANEEL sobre Micro e Minigeração Distribuída e Sistema de Compensação de Energia Elétrica.

A geração distribuída é caracterizada pela instalação de geradores de pequeno porte, normalmente a partir de fontes renováveis ou mesmo utilizando combustíveis fósseis, localizados próximos aos centros de consumo de energia elétrica.

Solar resource maps and GIS data for 200+ countries

A empresa Solargis disponibiliza uma vasta colecao de dados dedicados à Indústria de Energia Solar

Estes dados sao resultado da parceria entre o World Bank Group e a empresa Solaris e tem o suporte do Programa de Gerenciamento assistido do Setor Eletrico (ESMAP), administrado pelo World Bank, como uma iniciativa para o mapeamento de Fontes renováveis de energia.




© Copyright 2019 by eletricidadepredial.com.br